terça-feira, 1 de março de 2016

Violência contra cristãos aumenta na Nigéria

 
 Região central e sul da Nigéria têm sido os principais focos de militantes islâmicos

 Nigéria
A violência contra os cristãos está se alastrando pela Nigéria. Só no mês de janeiro, dois líderes de igreja foram sequestrados e outro foi baleado, conforme notícias do Morning Star News. O sequestro de um deles aconteceu no estado de Kogi, região central da Nigéria, quando o líder saiu de um grupo de estudo bíblico, no caminho de volta para sua casa. Os sequestradores exigiram um regate de 249 mil dólares. O outro foi sequestrado enquanto estava ministrando um culto e o valor exigido foi o mesmo.

 Em Bayelsa, que fica na região sul do país, homens armados atiraram e feriram um líder cristão, na frente dos membros da igreja. "Estes incidentes mostram que o ressurgimento da criminalidade violenta, no sul da Nigéria, e a instabilidade associada, criaram um ambiente que é muito hostil à liberdade religiosa. Estas partes da Nigéria têm sido focos de militantes islâmicos. Existe um novo padrão para a ação deles e a criminalidade aumentou muito, principalmente por causa da presença do Boko Haram, que tem agido nas instituições públicas de ensino. A corrupção política faz com que as autoridades não se movam, gerando um ambiente de impunidade", comenta um dos analistas de perseguição.

 A Nigéria é o 12º país da Classificação da Perseguição Religiosa 2016 e as principais fontes de perseguição são o extremismo islâmico e numa extensão menor, a defesa tribal, corrupção organizada e a criminalidade. Apesar das dificuldades para seguir o evangelho e das grandes perdas dos cristãos, incluindo seus próprios familiares e irmãos na fé, eles estão reagindo e muitos estão se mobilizando no mundo espiritual. Entre os próprios cristãos há uma grande ajuda aos mais necessitados, além disso, há grandes testemunhos de cristãos nigerianos, mostrando que a fé entre eles aumenta a cada dia. "Eu sempre encorajei minha congregação dizendo que nada neste mundo acontece sem o consentimento de Deus. Nossos passos e nossos dias são contados por ele. Por isso, devemos ser pacientes na tribulação e ouvir a voz do Senhor a nos guiar, porque ele é o único que pode encontrar soluções para os nossos problemas", conclui um líder nigeriano.

 Leia também
Portas Abertas visita cristãos no nordeste da Nigéria

Um verdadeiro líder nunca desiste



Postado 01 de março de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More