quarta-feira, 23 de março de 2016

Aeroporto de Bruxelas é atacado pelo Estado Islâmico

O grupo extremista assumiu a autoria dos ataques em nota oficial e prometeu atacar também outros países da Europa

BÉLGICA
Hoje o mundo foi surpreendido logo pela manhã, com duas explosões, no Aeroporto Internacional de Zeventem e na estação de metrô Maelbeek, em Bruxelas, na Bélgica, deixando dezenas de mortos e feridos. Segundo a agência de notícias Reuters, o Estado Islâmico (EI) já reivindicou a responsabilidade pelos ataques, em comunicado oficial, nessa tarde, e alertou que "mais ataques estão por vir nos Estados aliados que são contra o EI". Ainda de acordo com o EI, foram selecionados "alvos" na capita belga, sugerindo que os ataques foram direcionados ao centro. O número de vítimas ainda não foi confirmado, a imprensa fala em 34 mortos e 170 feridos, mas esse número cresceu ao longo do dia. Segundo o governo belga, o país entrou em estado de alerta máximo para atentados terroristas.

 Os ataques aconteceram dois dias após a prisão de um dos principais suspeitos dos ataques terroristas em Paris, em novembro. Saleh Abdeslam foi investigado por quatro meses até que foi encontrado e preso. Em resposta à prisão, tudo indica que o EI resolveu atacar o aeroporto e uma estação de metrô em Bruxelas e ameaça atacar outros países da Europa. Segundo a procuradoria local, pelo menos uma das explosões foi provocada por um homem-bomba. Vozes em árabe e tiros também foram ouvidos no local, segundo a imprensa local.

 O primeiro-ministro, Charles Michel, classificou os incidentes como "atentados cegos, violentos e covardes" que atingiram a capital belga. A TV local divulgou uma foto que pode ser de um dos suspeitos do atentado no aeroporto. A polícia belga diz ter encontrado um rifle Kalashnikov ao lado de alguns corpos, segundo a emissora pública belga VRT. E o canal privado VTM disse que um explosivo foi localizado e detonado pela polícia. O aeroporto está fechado para pousos e decolagens, o tráfego aéreo foi interrompido e desviado para outras regiões. A polícia desviou todas as vias de acesso ao complexo e não há serviços de ônibus.

 As explosões na Bélgica levaram a Alemanha a reforçar a segurança no Aeroporto de Frankfurt. O presidente da França, François Holland, afirmou que os atuais ataques "atingem toda a Europa". A França também reforçou segurança no Aeroporto Charles de Gaulle, na região de Paris. A torre Eiffel vai ser iluminada com as cores da bandeira da Bélgica nesta noite, em homenagem às vítimas, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, via Twitter. O presidente americano, Barack Obama, está em Cuba, mas enviou uma mensagem de apoio ao governo belga. "Nós podemos e nós vamos derrotar esses que ameaçam a segurança das pessoas ao redor do mundo", afirmou. As autoridades belgas declaram três dias de luto oficial pelos ataques.

 Ore pelos familiares das vítimas e pela situação caótica que o Estado Islâmico está provocando em várias partes do mundo. Interceda!

Postado 23 de março de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More