sexta-feira, 13 de abril de 2012

MOTIVO DE ORAÇÂO

Aux. Marcos Felipe


A paz do Senhor! Como de costume, essa é a parte do informativo onde estaremos dando alguns motivos para orarmos pela Nigéria. É impressionante como muitas vezes em nossas orações nos pegamos sem palavras ou sem ‘motivos’ para interceder por determinado país ou ‘causa’ por não conhecermos a situação real do mesmo. Você, estando ou não nessa situação, irá agora conhecer um pouco da Nigéria.
É o país mais populoso da África e o oitavo do mundo. Constituído por mais de 158,2 milhões de habitantes, o país contém a maior população 'negra' do mundo e a maioria dela vive na pobreza absoluta. (A situação de pobreza absoluta ocorre quando um determinado indivíduo ou grupo se encontra num nível abaixo do rendimento mínimo, o que não lhes permite comprar bens essenciais). Mas digamos que este não seja o problema atual da Nigéria!

A Nigéria é uma nação dividida religiosa e etnicamente. As tribos Hausa, Fulani, Yoruba e Igbo são as maiores e mais influentes politicamente, mas há, no país, cerca de 250 grupos étnicos diferentes. A divisão que causa mais tensão na Nigéria, no entanto, é a religiosa. O norte, muçulmano, e o sul, cristão, travam um conflito político há anos, permeado por diversos episódios de violência.

Embora exista liberdade para evangelizar, há uma forte oposição dos muçulmanos contra aqueles cristãos que procuram praticar este ministério. A oposição islâmica já foi responsável por muitos mártires, especialmente na região norte do país. Apenas entre 1982 e 1996 ocorreram mais de 18 conflitos de grande escala entre cristãos e muçulmanos no norte da Nigéria. Tais conflitos deixaram um saldo de mais de 600 cristãos mortos e cerca de 200 igrejas incendiadas.

Os estados não têm permissão para escolher uma religião. Entretanto, desde 1999, a lei islâmica, sharia, foi adotada em 12 estados do norte. Alguns políticos do norte esperam que a introdução da sharia atraia uma significativa quantidade de grandes investidores de países árabes.

Apesar da garantia de que essa controvertida lei será aplicada somente aos muçulmanos, os cristãos nigerianos e os ex-muçulmanos temem discriminação sob o regime legal. Sabe-se que as garotas cristãs dos Estados islâmicos do norte são forçadas a usar o hijab, traje muçulmano feminino, quando frequentam uma escola pública.

Apesar de as escolas mantidas pelo governo serem obrigadas a ensinar tanto a educação religiosa cristã como a muçulmana, as autoridades de muitas partes do norte impedem o ensino do cristianismo.
Desde o início de 2010, um grupo extremista Islâmico denominado Boko Haram (algo como “a educação ocidental é proibida”) tem atacado mais intensamente os Cristãos nigerianos. Eles exigem fundamentalmente que se imponha a sharia (lei islâmica) em todo o país. Para isto, o grupo está atacando os cristãos de forma a deixar um rastro de morte por todo o país.

O estado de Jos, no norte da Nigéria, é o local de maior tensão entre cristãos e muçulmanos: entre 1999 e 2001, uma série de revoltas e motins ocorreu na cidade, onde mais de mil pessoas foram mortas. Em 2010 a cidade voltou aos noticiários por causa do enfrentamento entre ambos os grupos, num evento em que mais de 500 pessoas foram assassinadas. As revoltas são impulsionadas por questões políticas, econômicas e religiosas. No natal de 2011, diversos ataques com bombas foram feitos contra igrejas cristãs nos quais mais de 40 pessoas foram mortas. O grupo radical islâmico Boko Haram assumiu a autoria dos atentados.


VAMOS ORAR PELOS SEGUINTES MOTIVOS:

1. Vamos orar para que o Senhor fortaleça os cristãos daquele país, para que de forma alguma neguem a sua fé;
2. Para que os líderes daquele país não permitam que a lei Islâmica (sharia) vigore na constituição, obrigando os cristãos a cumprirem-na.
3. Para que o grupo islâmico Boko Haram pare com a sua campanha jihadista insana que já derramou o sangue de milhares dos nossos irmãos nigerianos.


Postado em 13 de abril de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More