terça-feira, 17 de abril de 2012

Aumento das tensões no Sudão preocupa cristãos locais

Sudão


Fontes cristãs, tanto em Cartum quanto nas Montanhas Nuba, pediram à Portas Abertas Internacional que mobilize os cristãos a orar contra o surto de violência que ameaça levar o Sudão e o Sudão do Sul a uma guerra de grandes proporções

"Por favor, orem para que a violência acabe, que os dois lados do Sudão (norte e sul) voltem à mesa de negociações, e que nossos povos possam viver em paz novamente", disse um colaborador da Portas Abertas Internacional.

Em Cartum, o parlamento do Sudão (norte) declarou uma mobilização geral na quarta-feira (11 de abril) para recrutar homens de seu exército e paramilitares em todo o país. A ordem foi expressa um dia após o exército do Sudão do Sul dominar Heglig, uma área disputada no Sul do Estado Kordofan, contendo um campo petrolífero que representa cerca da metade da produção de petróleo do Sudão.

Na terça-feira, as forças do norte bombardearam vários alvos no estado de Unidade, Sudão do Sul.

De acordo com o jornal Sudan Vision Daily, o vice-presidente Al-Haj Adam declarou mobilização de Al-Obeid (capital do Estado e Kurdufaz) para apoiar as Forças Armadas sudanesas (SAF) no esforço militar para repelir os ataques lançados pelo Sul do Sudão contra Heglig.

Mas o governador do Estado de Kordofan, Ahmed Haroun, anunciou ontem que as SAF haviam retomado todas as áreas visadas pela chamada Frente Revolucionária do Sudão (SRF) em Talodi, um distrito nas montanhas de Nuba.

O governo sudanês interrompeu todas as formas de negociações com o Sudão do Sul, declarando que o país vive em estado de guerra. Depois de adiar uma reunião de cúpula presidencial marcada na semana passada em Juba, ele já prometeu retaliar "por meios legítimos" a agressão contra Heglig.

Uma fonte em Cartum, capital sudanesa, disse à Portas Abertas: "As coisas estão sem controle por aqui, e começamos a ouvir a palavra " guerra " em todos os lugares, além de outros problemas. Por favor, orem por nós, especialmente por nossos irmãos e irmãs nas zonas fronteiriças". Outro cristão disse:" As ruas da capital estão agitadas, se preparando para uma guerra ".

A Portas Abertas recebeu outro relatório de uma fonte em uma área não revelada nas Montanhas Nuba, afirmando que diversos cristãos foram mortos ou feridos em ataques na região. Posteriormente, a mesma fonte confirmou que mais de 15 cristãos foram mortos.

Enquanto isso, os cristãos em Talodi pedem oração para lidarem com a escassez de alimentos nas Montanhas Nuba. A maioria dos alimentos básicos, especialmente o sorgo*, são escassos e, se disponíveis fica quase impossível se dar ao luxo de comprá-los já que os preços dispararam desde que os conflitos fronteiriços começaram em junho de 2011.

Por causa de repetidos bombardeios aéreos na região, os agricultores locais não conseguiram plantar qualquer cultura no ano passado. Devido a isso, não houve colheita este ano. Há temores de uma grande fome se algum tipo de ajuda internacional não intervir.

Em 8 de abril, Cartum, declarou que os sulistas estão agora oficialmente considerados estrangeiros e serão tratados como tal. Foi dado a eles 30 dias para se registrarem diante das autoridades sudanesas.

No dia seguinte, as autoridades sudanesas do aeroporto de Cartum impediram que centenas de sudaneses do sul embarcassem para Juba, dizendo que só poderia fazê-lo usando documentos de viagem emitidos pela capital do Sudão do sul.
Milhares de pessoas que se preparavam para deixar o norte do Sudão estão presas neste momento.

A questão da cidadania tem sido uma questão controversa nas negociações pós-independência entre o Norte e o Sul do Sudão. Cartum rejeita qualquer proposta de dupla cidadania, insistindo que todos os 500.000 sulistas no norte do país devem tomar medidas para ajustar sua situação ou regressar ao sul.

Resta saber se esses sulistas que não conseguiram deixar o norte, muitos dos quais são cristãos, serão vistos como inimigos do Sudão. Milhares de famílias sulistas não têm para onde ir por causa desta situação.

Pedidos de oração

• Ore por um fim pacífico para os conflitos entre o Norte e o Sul do Sudão.

• Ore para que ambos os governos voltem a negociar para resolver suas questões mal resolvidas.

• Ore por uma solução para a falta de alimentos nas Montanhas Nuba.

• Ore para que os sulistas que ainda estão em Cartum tenham permissão de voltar para o sul.

• Interceda por paz e proteção de Deus aos cristãos do Sudão afetados por estas tensões em curso.

*O sorgo também chamado milho-zaburro e mapira, em Moçambique, onde constitui um dos alimentos básicos da população, é o 5° cereal mais importante no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada.

Adquira o DVD As Listras da Zebra e conheça a realidade de milhares de cristãos em países da África.


Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 17 de abril de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More