terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Embora seja um best-seller, Bíblia é pouco lida em Alagoas, diz palestrante



Palestra com o pastor Talvanes


Analfabetismo em alta e pouco hábito de ler seriam os fatores que contribuem

CENTRO, MACEIÓ-AL - A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Seria uma informação positiva se não houvesse uma contradição. A maioria daqueles que adquirem as Sagradas Escrituras não possuem o hábito de lê-la. Essa é a constatação do auxiliar Abdenego da Guia (Farol), o primeiro palestrante da programação do Dia da Bíblia, comemorado pela Assembleia de Deus na Praça dos Martírios.

“Muitos compram a Bíblia sob a pressão religiosa e a utilizam como desodorante – colocando-a debaixo do braço – ou como enfeite doméstico”, revelou o obreiro.

Segundo ele, o brasileiro não possui o hábito de ler e para piorar o Estado de Alagoas é campeão em analfabetismo. Os dois fatores contribuem para a pouca leitura da Bíblia Sagrada. Pelos estudos científicos, apresentados durante a palestra, quem possui uma boa memória, daqui a um ano apenas 1% do que ouviu continua gravado. “É por isso que a escrita é extremamente importante”.

A palestra mostrou toda a evolução da Bíblia até os escritos modernos nos dias atuais. Conforme estudo do irmão Abdenego, os primeiros registros bíblicos foram feitos em rolos, cuja data não é conhecida. Com o surgimento do pergaminho, a Palavra de Deus ganhou uma nova roupagem, mas foi com o surgimento da imprensa, com Guttemberg, em 1450, que o Livro foi para o papel.

O português João Ferreira de Almeida foi um personagem importante. Foi ele o responsável pela primeira tradução bíblica para língua portuguesa. Membro da Igreja Reformada Holandesa, ele morreu em 1691 no período que traduzia o livro de Ezequiel 48.21. No entanto, amigos missionários dele completaram a obra e lançaram a versão em 1819.

Além do histórico, o palestrante tratou da canonicidade, a inspiração divina, as diversas traduções e a importância da Bíblia como livro literário. De acordo com Abdenego da Guia, alguns homens de Deus quando tentavam traduzir as Sagradas Escrituras foram perseguidos até a morte pelos líderes religiosos da época.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 15 de dezembro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More