quinta-feira, 16 de julho de 2009

EDITORIAL



O Projeto nuclear norte-coreano e a instabilidade global.


Em 1999 a Coreia do Norte assinou com os EUA um acordo pelo qual os norte--coreanos abriam mão de seu programa nuclear em troca de combustível enviado, porém sob a administração de George W. Bush os EUA descumpriram sua parte do acordo, o que combinado com um crescimento das hostilidades da potência norte-americana, levou a Coreia do Norte a acelerar o seu programa nuclear.
Neste mesmo ano foram impostas sansões ao país pelo Conselho de Segurança da ONU em motivo de seus testes de mísseis. Em 9 de outubro de 2006 a Coreia do Norte teria realizado outro teste nuclear subterrâneo, e novamente as sansões voltaram em vigor, e agora o país já era considerado uma ameaça a paz mundial. Recentemente em 25 de maio de 2009 ela anunciou ter realizado outro teste nuclear subterrâneo.
O país, que atualmente é ajudado pela ONU com relação a alimentos, tem passado por uma crise alimentícia intensa. Um cristão norte-coreano, que em um momento fugiu do país para a China, onde mais tarde foi preso, conta que na prisão chinesa a comida chegava a ser melhor do que a comida cotidiana na Coreia do Norte. Alguns sul-coreanos dizem que se o país entrar em desespero, devido à fome e a miséria crescente, ele iniciará uma “guerra nuclear suicida”, talvez esta seja uma possibilidade bem remota, mas não algo impossível.
Como já é de conhecimento de todos, uma guerra nuclear, mesmo que seja a nível local, pode gerar desastres globais, além dos estragos na região atingida a radiação gerada pelas bombas pode prejudicar o ambiente natural e causar desastres inimagináveis, como por exemplo a extinção de várias espécies e a destruição da agricultura. A polêmica continua e a Coreia do Norte esta perdendo a estabilidade aos poucos, oremos para que a paz que já está ameaçada venha ser preservada naquele país e para que nossos irmãos em Cristo sejam poupados de horrores piores do que os que eles já enfrentam todos os dias.


Postado em 16 de julho de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More