terça-feira, 7 de abril de 2009

Grupos de direitos humanos pedem uma sociedade mais justa


CHINA (12º) - Oito grupos de direitos humanos na China publicaram uma declaração conjunta ao governo chinês pedindo explicações pelo “exercício ilegal do poder policial e violação bruta da liberdade individual dos cidadãos chineses, do direito às propriedades, da liberdade de pensamento e dos direitos humanos básicos.” Fontes da ChinaAid relataram que imediatamente após a publicação da declaração, as autoridades reagiram direcionando membros desses grupos para interrogatório policial. Abaixo segue o texto completo da declaração:


Salvaguardar os Direitos Humanos pela Defesa dos Direitos Humanos. Vencer a Luta pela Liberdade – Declaração da Defesa dos Direitos dos Cidadãos Chineses


“Ultimamente, a polícia da China tem usado de maneira frequente a força policial para intimidar os cidadãos chineses, revistando suas residências, confiscando seus computadores, registros de depósitos bancários, cadernos, rascunhos de suas anotações, etc. Entre os incidentes, o Sr. Zhang Mingxuan, presidente da Chinese House Church Alliance (Aliança Chinesa das Igrejas não-registradas), foi ilegalmente detido e seu cartão bancário ilegalmente confiscado com um total de 150.000 yuan; a residência de Mo Zhixu, um escritor de Beijing, foi revistada; Wang Guangliang, um advogado cristão em Beijing, foi intimado por razões criminais; a residência do Sr. Jiang Qisheng, vice presidente do PEN Clube Independente da China, foi revistada e ele intimado. Nós acreditamos que todos esses atos são um exercício ilegal da força policial e uma violação bruta da liberdade individual dos cidadãos chineses, do direito às propriedades, da liberdade de pensamento e dos direitos humanos básicos.


Sabemos bem que como a tempestade financeira atinge uma escala mundial, o crescimento modular da reforma econômica e da autoridade política que durou trinta anos, não pode mais continuar. As crises sociais estão se aprofundando e os conflitos entre o povo e as autoridades estão se intensificando. Cremos que a maneira correta de resolver essas crises sociais é aprofundando as reformas no sistema político; promovendo a democracia e o estado de direito para manter a corrupção sob controle; promover uma distribuição da riqueza de maneira mais justa; reconstruir as virtudes sociais e resolver os problemas com a administração dos funcionários a fim de ganhar outra vez a confiança das pessoas. Eles não deveriam de forma alguma continuar no velho caminho e girar a roda da história para trás, também não deveriam pisotear à vontade a Constituição chinesa e a lei em nome da harmonia social e da estabilidade, mas buscar um caminho no qual respeitassem as pessoas, a humanidade e os direitos humanos, bem como seus inimigos.


Gostaríamos de advertir algumas pessoas inflexíveis que se recusam a mudar com as marés dos tempos que aqueles que brincam com fogo acabarão queimados. Mesmo que vocês façam isso pelos seus próprios interesses, seria melhor tomarem cuidado consigo mesmos. O povo chinês que tem despertado e se levantado, está disposto a salvaguardar os direitos humanos pela defesa de seus direitos nessa luta pela liberdade. Quando as pessoas não têm medo da morte, como vocês podem usar a morte para fazê-las temer?


Visto que os conflitos sociais estão se aprofundando crescentemente, estamos extremamente preocupados com os cidadãos chineses. Até quando forças de alguns grupos privilegiados irão nos dominar? Colegas compatriotas, deixem-nos criar com nossos próprios esforços um belo futuro que realmente pertença a nós e a nossos filhos. Deixem-nos construir uma sociedade chinesa honesta com amor, justiça, democracia e estado de direito em que as pessoas dividam sua riqueza de maneira mais justa e deixem-nos aguardar ansiosamente por um grande renascimento da liberdade e da prosperidade para a nação chinesa.”


Acesso em 07 de abril de 2009.

:: Fonte: Portas Abertas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More