terça-feira, 7 de abril de 2009

Ano Novo assírio se inicia com quatro mortes de cristãos


IRAQUE (16º) - Em uma série de assassinatos, certos de ter se iniciado uma nova onda de violência, quatro cristãos assírios foram mortos nas áreas que vão de Kirkuk a Bagdá.

Sabah Aziz Suliman, 60, foi morto em sua residência em Kirkuk no dia 1 de abril, aproximadamente às 6 horas da manhã. Esse dia marca o Ano Novo assírio, é um dos dias mais celebrados no calendário. Os assírios se reúnem em todo o mundo para celebrar a festa com danças, músicas e passando um tempo junto com suas famílias.

Em dois de abril, Nimrud Khuder Moshi, 64, foi morto em sua casa, e logo depois, Clawiz Nissan, 61, e Hanaa Isaaq também foram assassinados em sua residência, no bairro de Dora, Bagdá, uma comunidade cristã histórica.

De acordo com o governo iraquiano, durante a época de Saddam Hussein, a população assíria era de aproximadamente 2,5 milhões, o que equivale a 10% da população.

A representação deles no parlamento iraquiano consiste em apenas dois membros, quando deveriam ter, no mínimo, 25.

Estima-se que mais da metade da população cristã assíria já deixou o Iraque, e os assassinatos de cristãos assírios são o maior obstáculo para o retorno desses cidadãos.

William Warda, diretor da organização de direitos humanos Hammurabi, disse: “Estamos muito preocupados com esse aumento dramático na violência, com as eleições tão recentes. Isso afetará aqueles que estão fora do país, que preparavam seu retorno, mas que agora podem desistir.”

Ore para que a onda de ataques e violências seja encerrada, e para que, os cristãos assírios sintam a paz de Deus para retornarem para o Iraque, abençoando o país com sua presença e perseverança.


Acesso em 07 de abril de 2009.

:: Fonte: Portas Abertas.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More