terça-feira, 10 de outubro de 2017

Como vivem os cristãos na Argélia

 
 A igreja é formada em sua maioria por ex-muçulmanos. Ela cresce, mas ainda enfrenta perseguição


 Argélia
A Argélia é um país do Norte da África, região também conhecida como África branca. A igreja no país é jovem e quase todos os cristãos são de origem muçulmana. Aqueles que abandonam o islã para seguir o cristianismo enfrentam grande pressão por parte da família e da sociedade, além de ser ameaçados por grupos extremistas islâmicos. Embora o governo esteja investindo contra a militância islâmica, seus líderes políticos usam a religião para punir os cristãos.

 A Cabília é uma região montanhosa no nordeste do país que abriga muitos protestantes. Há vários graus de perseguição na Argélia, uma vez que a lei proíbe oficialmente a prática de uma fé que não seja o islã. No geral, a pressão sobre os cristãos aumentou em relação ao ano passado, e o país passou da 37a para a 36a posição na Lista Mundial da Perseguição em 2017. A pressão é mais forte no âmbito familiar e na vida privada, para os cristãos ex-muçulmanos. Quem decide seguir a Jesus Cristo não é livre para frequentar cultos ou reuniões entre irmãos e precisa ter uma vida religiosa secreta para evitar diversos problemas e fugir dos conflitos.

 A Argélia ocupa um lugar relativamente baixo no Índice de Liberdade de Imprensa. Embora formalmente a imprensa exista no país, a TV e o rádio são controlados pelo Estado. Antenas parabólicas são comuns. A mídia internacional é restrita. Mesmo assim, programas de TV cristãos via satélite têm colaborado para o aumento do número de conversões. O governo também monitora e-mails e salas de bate-papo com a justificativa de lidar com questões de terrorismo e segurança. Essa situação se agravou à medida que a ameaça à segurança do país cresceu em meio ao caos criado na região, no rescaldo da Primavera Árabe.

 Apesar de alguns desenvolvimentos positivos, as tendências gerais relativas à liberdade religiosa são negativas. Cristãos ainda são presos por causa de sua fé e as ameaças a igrejas e organizações de mídia cristãs ainda ocorrem. Ore pelos nossos irmãos argelinos, para que sua fé seja fortalecida. Peça também para que os líderes tenham ousadia e sabedoria para evangelizar e discipular, e assim a igreja cresça saudável.

Leia também
Mais um cristão é preso por blasfêmia



Postado: 10 de outubro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More