domingo, 9 de dezembro de 2012

Pastor uzbeque é solto da prisão

 O pastor uzbeque Makset Djabbarbergenov foi solto da prisão em Almaty, Cazaquistão


 O pastor foi solto no dia 4 de dezembro e levado ao aeroporto, onde encontrou sua esposa e seus quatro filhos. De acordo com uma agência de notícias norueguesa, eles partiram para a Alemanha. Após chegarem a Frankfurt, foram levados para um local seguro em outro país da Europa (não informado).

 Seus amigos em Almaty disseram: "precisamos agradecer o governo cazaque – eles fizeram a coisa certa".

 Os guardas da alfândega disseram para Makset que ele estava proibido de retornar ao Cazaquistão até 2017.

 A libertação do pastor e seu asilo na Europa foram facilitados pelo Alto Comissariado para Refugiados da Organização das Nações Unidas. Os representantes o encontraram quando saía da prisão, o levaram para o aeroporto e o acompanharam até que ele passasse pela imigração, para garantir que não haveria nenhum problema.

 Makset foi preso em Almaty em 5 de setembro, a pedido das autoridades do seu país de origem, o Uzbequistão, que ordenou que ele retornasse ao país e enfrentasse as acusações de praticar religião fora da lei do Estado.

 O pastor se tornou cristão em 2000, e logo se tornou um líder ativo em Nukus, capital do Caracalpaquistão, uma região autônoma do Uzbequistão. Atualmente, a igreja protestante na região é considerada ilegal.

 Ele foi preso seis vezes e, após uma invasão policial em seu apartamento em 2007, ele e sua família fugiram para Tashkent, a capital do Uzbequistão. Ele foi para o Cazaquistão no mês seguinte, e a família o seguiu algum tempo depois. Apesar de a ONU apoiar seu pedido de asilo, o pastor Makset foi preso no dia 5 de setembro, para ser extraditado e condenado a até 15 anos de prisão.

 Sua esposa Aigul conversou com a Portas Abertas Internacional nesse período e disse: "Ore para que possamos seguir a Deus, para onde quer que Ele nos envie. Queremos que Ele resolva essa situação e nos diga o que devemos fazer".

 Aigul, que agora espera seu quinto filho – já se encontrou com seu marido. A família agora está ansiosa por um novo começo, aonde quer que Deus os envie.

 Somos muito gratos pelas orações e apoio de todos!

 Louve a Deus pela libertação do pastor Masket, e porque ele está novamente com sua família.

 Ore por Makset, Aigul e seus filhos, pois precisam recomeçar suas vidas em um novo país.

 Peça a direção de Deus enquanto eles buscam a vontade dEle para o futuro de seu ministério.

 Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 09 de dezembro de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More