sexta-feira, 21 de março de 2014

Parceiros da Portas Abertas possibilitam ajuda para oito mil famílias sírias

 
 Síria


Durante todo o ano de 2013, a Portas Abertas forneceu suporte mensal para aproximadamente oito mil famílias sírias. A organização trabalha no país desde 2012, distribuindo pacotes de ajuda para pessoas que vivem em circunstâncias difíceis numa Síria devastada pela guerra. Devido à piora da situação, essa ajuda precisou ser intensificada

 A parceria com as igrejas locais é fundamental para esta operação. O trabalho é feito por grupos de membros da igreja dedicados a servir ao próximo. Normalmente, todas as famílias necessitadas primeiramente são visitadas e registradas. Durante essas visitas, os membros das igrejas oram pelas famílias, tentam encorajá-las e percebem quais são as necessidades mais latentes.

 Depois dessa visita, a igreja decide se a família receberá ajuda, e qual será o tipo de ajuda. Os pacotes de comida geralmente são coletados no endereço da central de distribuição (que pode ser alguma igreja ou armazém). Em várias cidades, todas as organizações e igrejas que apoiam comparam as famílias registradas para prevenir uma distribuição injusta ou dobrada.

 Os pastores locais estão sobrecarregados pelas necessidades esmagadoras ao redor deles, e isso os motiva a agir. O Pastor B., de Tartous, e sua família já estão acostumados com pessoas batendo à sua porta, pedindo por ajuda. A quantidade de trabalho é assustadora, porém, apesar dos desafios, ele fica entusiasmado ao falar do esforço que tem visto em diversas pessoas que querem ajudar.

 "Com o suporte da Portas Abertas, nossa igreja foi capaz de ajudar oito mil famílias até o final de 2013. Recentemente, nós vimos novas pessoas fugindo para a nossa área. A fim de proporcionar para mais famílias, nós reduzimos os tamanhos dos pacotes de alimento. Desta forma, fomos capazes de atingir mais pessoas."

 Os que recebem a ajuda humanitária ficam ansiosos para as visitas dos grupos da igreja. Não é só fornecida a assistência prática, mas também é dado a eles espaço para compartilhar suas histórias e receberem encorajamento e orações. "Todos os dias nós ouvimos histórias tristes", disse um pastor de Damasco. "Na semana passada, uma mãe nos contou sobre seu filho que foi morto em Maaloula. Ele morreu porque não quis negar o Senhor Jesus".

 "Recentemente, nós começamos a ajudar uma comunidade de dezessete famílias sunitas com centenas de crianças, todas vivem juntas em um armazém velho do governo" ele disse. "Eles dividiram o armazém em espaços separados usando tijolos ou blocos de cimento, e construíram tendas para cada família. O clima do inverno piorou suas condições de vida. Seus colchões ficam completamente encharcados pela água da chuva. Nenhum deles tem aquecedores de nenhum tipo."

 A Portas Abertas trabalhou com a igreja do Pastor B. para proporcionar a essas famílias pacotes de preparação para o inverno, contendo roupas quentes, cobertores, aquecedores e fogões elétricos.

 Muitos dos apoiados nestes projetos são cristãos, mas os grupos também têm estendido a mão para a comunidade mulçumana. A Portas Abertas tem recebido testemunhos do impacto desse projeto em toda Síria. Isso tem sido uma grande oportunidade para a igreja demonstrar o amor de Deus à sociedade síria.

 Leia também
 Bíblias para um país devastado pela guerra

  Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 21 de março de 2014

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More