terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Acampamento para famílias cristãs, no Iraque, supera as diferenças étnicas

 Cerca de 200 crianças cantam, riem e correm em volta do terreno fazendo sons felizes. Nas famílias do Oriente Médio raramente há apenas duas crianças, então, quando são autorizadas a irem em qualquer evento, geralmente superam a quantidade de adultos, de longe.


 Suha*, uma criança de 9 anos é borbulhante e muito animada: "Quando fico sabendo que o acampamento para famílias está chegando eu fico super feliz porque sei que esses dias serão muito legais para fazer novos amigos e brincarmos juntos. Eu sou a única criança cristã, tanto em casa quanto no bairro onde moro".

  O ambiente é acolhedor e descontraído. Ninguém nunca imaginaria que o acampamento atravessa tantas barreiras linguísticas, culturais e denominacionais. Casey, um dos funcionários do acampamento explica: "Os participantes vêm do Norte do Iraque, e eles são de origens étnicas diferentes. Alguns são árabes ou assírios nascidos como cristãos, alguns são curdos e nascidos como mulçumanos. Leva um tempo para aprenderem a amar e respeitar um ao outro, mas aqui no acampamento, nós tentamos viver como uma família: a família dos filhos de Deus."

 No salão principal, as crianças estão correndo de seus pais em um jogo de pega-pega e aprendendo a jogar Frisbee. As crianças mais velhas estão ajudando a mover as mesas e cadeiras que foram deixadas após o almoço, já que um jogo de futebol é o próximo na lista de atividades divertidas planejadas. Mas não é apenas a diversão que atrai as famílias para este acampamento, explica Mohieb, um dos pais:

 "Eu fiquei muito satisfeito na hora devocional do pequeno grupo de oração pois aprendemos a nos aproximar mais de Deus, nesta manhã. Os programas infantis também foram importantes e maravilhosos! As crianças também se sentiram felizes em ter pequenos grupos e eu agradeço a Deus por este ano que foi um tempo incrivelmente especial para minha família e para mim."

 Outro pai de família, que trouxe seus quatro meninos, concorda: "Meus filhos estão muito animados com toda a programação e eu me sinto tão bem em vê-los felizes e encorajados!" A equipe do acampamento tem tido tempo extra para fazer do mesmo uma experiência inesquecível para todos. A brincadeira favorita é aquela em que os homens começam a fazer brincos para suas esposas e as esposas começam a escolher gravatas para seus maridos. Todo mundo se esforça, mas também recebe algo em troca. Casey explica: "Todo mundo está envolvido para arrumar as mesas para o jantar, grupos de cada cidade representada revezam para servir o alimento, mas você também será servido. Nós estamos ensinando o respeito, o amor mútuo, a valorização do próximo de uma maneira real e tangível. Não é assim que Jesus nos ensinou a viver?"

 O calor da tarde está abrindo caminho para o frio da noite. Muitas famílias estão visitando e se sentando na sombra em baixo das videiras, no grande e aberto pátio verde. Há risos, há lágrimas, muitos estão compartilhando as alegrias e tristezas dos últimos meses e orando uns pelos outros. Em um país onde as famílias não tiram férias e principalmente passam o tempo livre em suas próprias casas, essa é uma respiração muito bem-vinda de ar fresco. Uma das senhoras mais velhas de uma igreja em Dohuk explica:

 "Tudo no acampamento é tão diferente do que uma conferência seria normalmente. Os palestrantes foram excelentes e os jogos foram muito divertidos. Também tivemos tempo para falar com Deus e uns com os outros, em vez de apenas ouvir uma pessoa falando por um longo tempo."

 Para Marjam, que foi nessa conferência pela primeira vez, ainda parece incrível que isso seja possível. "Graças a Deus tivemos corações sensíveis uns para com os outros e o amor que eu vi era como eu penso que será no céu. Foi um grande milagre poder sentir tudo isso aqui, sou muito grato por isso. Jesus nos diz para amar e apreciar um ao outro como se nós realmente fôssemos uma família. Isto é o que eu vi no acampamento para famílias! Eu nunca vou esquecer esta experiência e vou orar por mais momentos como esses."

 Motivos de oração

 *Agradeça a Deus pelos cristãos do Norte, que se unem apesar da diferença cultural e abraçam os ex- muçulmanos e curdos como seus próprios irmãos e irmãs do Norte.
  *Agradeça a Deus pelo time de liderança do Acampamento para Famílias realizado pela Portas Abertas e ore por sabedoria e bênçãos de Deus sobre suas vidas.
  *Ore para que os cristãos, que vivem espalhados por toda a área, continuem sendo incentivo uns para os outros através de denominações e culturas, mesmo quando eles voltam para suas cidades de origem.

 *Todos os nomes foram alterados por questões de segurança.

 
 
 Fonte:http://www.portasabertas.org.br/
Postado em 12 de fevereiro de 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More