sábado, 10 de junho de 2023

Perseguição está mais acirrada na Coreia do Norte

Irmão Simon precisou trocar de nome desde que foi perseguido por agentes secretos


Cristão conta como a pressão e a violência atingem os seguidores de Jesus


Há quase 30 anos, o irmão Simon* coordena os ministérios relacionados à Coreia do Norte. Ele usa esse pseudônimo desde que foi caçado por agentes secretos e relata os desafios enfrentados pelos cristãos norte-coreanos.

 “Tem sido muito difícil para as pessoas. Uma grande mudança no começo de 2020 foi que a Coreia do Norte anunciou uma nova lei, chamada DPRK que rejeita culturas e ideologias reacionárias. Isso basicamente pune a posse e o uso de propaganda e materiais estrangeiros que são contra a cultura norte-coreana, como dramas e músicas pop sul-coreanas.”

 De acordo com o líder cristão, já era proibido possuir material estrangeiro, mas a punição era leve e as pessoas podiam até mesmo escapar da punição se subornassem oficiais. A lei bane a distribuição de mídias originárias da Coreia do Sul, Estados Unidos ou Japão e estabelece punição até de pena de morte.

 “Venenos perigosos”

 O simples fato de assistir a tal conteúdo pode resultar em uma sentença de 15 anos em um campo de prisioneiros. De acordo com a lei, falar, escrever ou cantar no estilo sul-coreano pode ser punível com dois anos de trabalho pesado.

 Em abril de 2021, Kim Jong-un publicou uma carta sobre os “venenos perigosos”, em que explica que estabeleceu essa política para impedir jovens norte-coreanos de adotarem discurso, estilo de cabelo e roupas estrangeiras. A lei também criminaliza a posse de celulares estrangeiros não autorizados, com penalidade de três meses ou mais de trabalho forçado.

 Veículos de imprensa com contatos na Coreia do Norte relatam um aumento nas inspeções e repressões a mensagens de texto de estudantes com gírias sul-coreanas, prisões em massa de usuários de celulares estrangeiros, além de uma campanha que os apresenta como inimigos “maus” do Estado que devem ser delatados às autoridades.

 Cristãos e o “livro ilegal”

 Sobre o impacto da lei para os cristãos, o interessante é que ela faz menção explícita à Bíblia, que é chamada de livro ilegal. Possuí-la é punível com dez anos de trabalho correcional e até mesmo com a morte caso sejam importados muitos materiais. “Isso ilustra a aversão de Kim Jong-un aos cristãos. O Estado norte-coreano vê os cristãos como uma grande ameaça”, afirma.

 Há anos, na Coreia do Norte, ler e possuir a Bíblia é ilegal e a punição é muito severa. No mínimo, a pessoa será torturada na prisão por meses. Então será enviada para um campo de reeducação ou de prisioneiro políticos. “É possível sobreviver a um campo de reeducação e ser solto após alguns anos. Porém, prisioneiros nunca são soltos de campos para presos políticos. E esse é o tipo de campo para onde vai a maioria dos cristãos”, conta.

 Os cristãos são considerados muito perigosos porque, apesar de serem patriotas e amarem seu país, não veem Kim Jong-un como um deus. “Qualquer um que não o faça é um traidor aos olhos do Estado. Por exemplo, no início de 2022, havia um grupo de cristãos que aparentemente se encontrava algumas vezes. Um contato disse que eles provavelmente foram traídos. A polícia os prendeu, e eles foram executados pelas autoridades”, conta irmão Simon.

 Igreja sobrevivente

 Desde a Segunda Guerra Mundial, a Coreia do Norte persegue ferozmente os cristãos. Isso se intensificou após a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. Irmão Simon explica que é pela graça de Deus que a igreja sobreviveu. Além disso, os cristãos também tomam muitas medidas para se protegerem. “É raro as pessoas se encontrarem com outros cristãos, a não ser que seja da família. Mesmo assim, geralmente os filhos ficam do lado de fora vigiando. Eles falam e cantam suavemente e escondem as Bíblias”, compartilha.

 Os pais cristãos norte-coreanos muitas vezes optam por não contar para os filhos sobre a fé, afinal isso é altamente perigoso. Caso as crianças citem um verso ou uma história bíblica na escola, ou mesmo cantarolem um hino cristão, toda a família pode ter problemas. Por isso os pais costumam esperar para compartilhar até que os filhos estejam mais velhos.

 No entanto, alguns pais ensinam aos filhos normas e valores cristãos compartilhando histórias que não mencionem a Bíblia, Jesus, Deus, o Espírito Santo ou qualquer outro termo cristão.

 

Compartilhe seu amor extremo


 A perseguição é extrema para os cristãos da Coreia do Norte e de outros dez países da Lista Mundial da Perseguição 2023. Eles perdem bens, famílias e até a vida por amor a Jesus. Doe e ajude a sanar as principais necessidades físicas, emocionais e espirituais de nossos irmãos na fé.

Fonte: https://portasabertas.org.br/
Postado: 10 de junho de 2023

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More