No fim de semana passado pelo menos 18 pessoas morreram e inúmeras casas foram incendiadas
Um novo ataque contra aldeias de população majoritariamente cristã no estado de Plateau, no centro da Nigéria, causou pelo menos 13 mortes, informou a Polícia nesta terça-feira. O comissário da Polícia do estado, Abdulrahman Akano, explicou aos jornalistas que o ataque ocorreu durante a última madrugada em povoados próximos a Jos, a capital de Plateau, mas não revelou outros detalhes.
No fim de semana passado pelo menos 18 pessoas morreram e inúmeras casas foram incendiadas em vários ataques e represálias de cristãos e muçulmanos na região de Jos, apesar do Exército ter reforçado a vigilância desde o Natal para evitar incidentes na área. Moradores de Jos, que pediram para não ser identificados, disseram nesta terça-feira à Agência Efe por telefone que a cidade, que é centro comercial e administrativo da região, foi esvaziada, já que o comércio e os centros educacionais foram fechados por temor a mais ataques.
Na noite do dia 24 de dezembro, pelo menos nove atentados com explosivos em diversos pontos de Jos, especialmente em áreas habitadas por cristãos, ocasionaram pelo menos 80 mortes e deixaram mais de 70 pessoas feridas com gravidade. A violência registrada na região central de Plateau se deve tradicionalmente às disputas por terras entre agricultores cristãos sedentários e pastores muçulmanos nômades, e em 2010 cerca de 600 pessoas foram mortas em decorrência do conflito na área de Jos.
Desde 1999, quando terminaram os Governos militares no país, os confrontos que têm como protagonistas cristãos e muçulmanos tiraram a vida de mais de 13 mil pessoas.
Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em 11 de janeiro de 2011
0 comentários:
Postar um comentário