segunda-feira, 9 de julho de 2012

O presidente eleito do Egito Morsi galvaniza centenas de milhares de pessoas em Tahrir, jura juramento

Manifestantes participam de oração em massa em Tahrir Square.



CAIRO: Em um movimento simbólico, o presidente eleito do Egito, Mohamed Morsi fizeram um juramento público, no coração da praça Tahrir antes de sua posse oficial em cerimônia a ser realizada no sábado, no Supremo Tribunal Constitucional.

A multidão foi à loucura com alegria como Mosri anunciou que iria olhar para libertar ativistas detidos pelos militares, torcendo por ele e gritando "nós amamos Morsi" durante seu discurso na emblemática Praça Tahrir do Cairo, na sexta-feira à tarde.

"Estamos vendo os cartazes sobre ativistas que são julgados em tribunais militares e todos eles têm direitos sobre mim", disse ele. "Devo-lhes para fazer o meu melhor a partir de amanhã e eu vou fazer isso, até que eles estão livres", continuou o presidente.

"Incluindo Omar Abdel Rahman", acrescentou Morsi, comentando sobre o sheikh controverso que está cumprindo uma sentença de prisão perpétua nos Estados Unidos por ser acusado de tramar o ataque de 1993 ao World Trade Center em Nova York.

A família do xeque cego foi participar de um sit-in por meses fora da embaixada americana no Cairo, exigindo a sua libertação.

Morsi A Irmandade Muçulmana, deu seu primeiro discurso em Tahrir na sexta-feira, enquanto centenas de milhares de pessoas reunidas para atender o primeiro presidente do Egito, já eleito democraticamente.

"Teremos novas estratégias de política externa com outros países, mas também salientar a importância da dignidade do nosso país e do presidente, não importa quem ele é", Morsi disse que enfrentar a enorme multidão que se estendia além da praça e as ruas laterais.

Milhões de egípcios sintonizados para ouvir Morsi como o verão egípcia estava em pleno vapor.

Morsi, num gesto espontâneo, deixou o pódio e mostrou a multidão, ele não estava usando um colete à prova de bala.

"Eu não tenho medo, vocês são meus irmãos e irmãs", continuou longe do pódio e alguns passos mais perto das pessoas.

Mais tarde, ele quebrou uma cadeia de oficiais militares de proteção em volta dele, quando ele saía para se aproximar da multidão que havia sido torcendo-lhe em voz alta.

Morsi também disse que não vai desistir de qualquer poder presidencial para o Conselho Militar, dizendo que é seu "dever de garantir que o presidente goza de pleno poder."

"Você é a fonte desse poder e você é a fonte de legitimidade", disse ele.


Tradução Mariano Siqueira

Fonte:www.bikyamasr.com
Postado em 08 de julho de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More