sábado, 30 de julho de 2016

O que é ser um discípulo de Jesus

 
 O que é ser um discípulo de Jesus


A Palavra de Deus sempre tem resposta para todas as perguntas do coração e da mente humana, inclusive quando se questiona sobre o que fazer para identificar se uma pessoa é ou não um seguidor de Jesus.

 Como saber se uma pessoa é ou não discípulo de Jesus? A Palavra de Deus sempre tem resposta para todas as perguntas do coração e da mente humana, inclusive quando se questiona sobre o que fazer para identificar se uma pessoa é ou não um seguidor de Jesus.

 As Escrituras Sagradas, em Lucas 14.25-33, nos fala sobre este assunto com muita propriedade, pois, analisando cuidadosamente este texto, logo perceberemos que a Bíblia nos aponta as características de um verdadeiro discípulo de Jesus. Entende-se a palavra “discípulo”, aqui, como “a pessoa que segue os ensinos de seu mestre”. Jesus é o nosso Mestre por isso temos o dever de seguir seus ensinos. Em I Pe 2.21 está escrito: “Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas”.

 Então, quais as características de um discípulo de Jesus?

 1º Ele ama a Deus acima de todas as coisas: Deus tem que ser o tema central de nossa vida, pois tudo que somos procede Dele. Em Rm.11.36 está escrito: “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele”. Jesus quando designou seus Discípulos para fazer a obra deu a eles muitas instruções, e uma delas foi amar a Deus acima de tudo. Tanto é verdade, que Jesus, conforme escreveu Mt.10.37 disse: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”. Na antiga aliança Deus já havia recomendado o seu povo por meio de Moises dizendo assim em Dt.6.5: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças”.

 2º Ele renúncia a sua própria vontade: Para ser verdadeiro Discípulo de Jesus muitas coisas em nossa vida têm que ser renunciada. Em Mt.16.24 está escrito: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. Uns dos maiores problema hoje é que as pessoas querem ser Discípulos de Jesus de qualquer jeito. Mas a Palavra de Deus é bem clara e enfática quando nos diz em Hb 12.1.20: “Deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus”. Temos que ser consciente que agora não somos mais os mesmos. O apóstolo Paulo diz que fomos transformados: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5.17). Outrora nós fazíamos a vontade da nossa carne, porém agora temos que fazer a vontade do Senhor (I Ts 4.3).

 3º Ele tem um espírito humilde: Humildade aqui é o sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; significa modéstia ou ausência de orgulho. Jesus ensinou seus discípulos dizendo em Mt.11.29: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. O Apóstolo Pedro também faz uma recomendação aos irmãos na sua primeira epístola, capítulo 5 e versículo 5 dizendo: “Cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Jesus deu uma grande lição a seus discípulos acerca da humildade, quando Ele afirmou-nos conforme Mt.18.4 as seguintes palavras: “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus”. Muitos perdem a benção do Senhor porque não seguem os ensinos de Jesus. Salomão diz que somente os humildes serão honrados (Pv.15. 33).

 4º Ele é perseverante: Jesus ao convidar seus discípulos para fazer parte de sua comissão não prometeu a eles um “mar de rosa”. Ele disse em Mt.16.24: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me”. O escritor aos Hebreus exorta a perseverarmos para alcançar a promessa, pois em Hb.10.36 ele escreve as seguintes palavras: “Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. O Senhor deixa bem claro que a nossa luta é travada, mas temos que perseverar, pois ele não tem prazer naquele que não persevera. Em Hb.10.38 está escrito: “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”. Não podemos desanimar olhando para trás para as dificuldades da vida, pois disse Jesus: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9.61). Só terão recompensa do Senhor aqueles que continuarem perseverando até o fim (Mt.24.13).

 5º Ele ama seu próximo: Jesus ensinou muito bem seus discípulos acerca desse mandamento. Em Jo 13.35 está escrito: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. O amor é um dos frutos do Espírito que deve sempre frutificar na vida do Cristão (Gl.5.22). Independentemente de como as pessoas nos vêm e nos recebem por sermos cristãos comprometidos com Deus, nós devemos amá-las porque somos discípulos de Jesus (I Jo 3.18; 4.7,8).

 Que Deus nos ajude a sermos verdadeiramente discípulos de Jesus com a ajuda e a proteção do divino Espírito Santo. E que a paz de Deus que excede a todo o entendimento possa guardar os nossos corações e sentimentos por Cristo Jesus o nosso Senhor.



 Postado 30 de julho de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More