sexta-feira, 6 de julho de 2012

Por que não guardamos o sábado?

Lucas Kayzan É teólogo, se dedica aos estudos na área de apologética cristã e é auxiliar na Assembleia de Deus de Junqueiro-AL



"Lembra-te do dia de sábado para o santificar” (Ex 20.8)

Diante do mandamento apresentado acima, alguns irmãos se questionam: Se Deus disse que devíamos guardar o sábado, o dia de descanso, por que é nos domingos que repousamos e nos reunimos para cultuar ao Senhor? A fim de esclarecer essa dúvida e para termos o que responder, se questionados, apresentamos, de maneira simples uma explicação para a questão do sábado e domingo na Bíblia.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que Jesus não veio para abolir as leis e os profetas, mas sim, para cumpri-los (Mt 5.17); portanto,ele mesmo foi um judeu cumpridor da lei de Moisés e era de se esperar que guardasse os sábados; porém, sendo ele prudente contra os excessos que davam ao cumprimento das leis, disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado” (Mc 2.27). Falou, ainda, que “o Filho do homem até do sábado é senhor” (Mc 2.28).

Desse modo, Jesus combatia o legalismo desenfreado, por meio do qual hoje algumas denominações impedem até que seus membros façam provas de concursos e vestibulares. Não estão eles servindo ao sábado? Ora, em Deuteronômios 5.15, vê-se que Deus ordenou a guarda do sábado aos israelitas, a fim de eles lembrarem-se de que foram servos na terra do Egito (não somos israelitas e não precisamos lembrar do Egito, não é?); pena que hoje alguns cristãos permanecem sendo servos de um certo Egito, o julgo da lei.

Não guardamos os sábados por duas razões, ao menos. A primeira é que todos os demais nove mandamentos (Ex 20.1-17) foram claramente reafirmados no Novo Testamento, exceto o de guardar o sábado (vide: 1 Co 8.4-6; 1 Jo 5.21; Tg 5.12; Ef 6.1-3; Rm 13.9; Tg 4.11 e Rm 3.9); a segunda é que,certamente por ter sido o dia da ressurreição de Cristo, os discípulos se reuniam para partir o pão e tirar as ofertas (isto é, fazer culto) no primeiro dia da semana (Mc 16.9; At 20.7; 1Co 16.2). Ademais, até o Pentecostes, derramamento do Espírito, e o primeiro batismo em nome da Trindade ocorreram num domingo (Lv 23.15,16,21; At 2.1-4 e At 2.41).

Sejamos, pois, filhos da Nova Aliança e não nos julguemos por dias, estando cada um seguro em sua mente, não voltando aos rudimentos da lei (leia: Cl 2.6; Rm 14.6; Gl4.9-11).


Fonte:http://www.adalagoas.com.br/
Postado em 06 de julho de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More