sábado, 23 de setembro de 2017

Uma necessidade ardente para a Palavra de Deus na China

 


 
Os crentes do fundo muçulmano (MBBs) e os crentes do fundo budista (BBBs), especialmente os crentes tibetanos, são os grupos cristãos mais perseguidos da China. Portas abertas mudou o foco para atendê-los. As estatísticas oficiais chinesas afirmam que existem cerca de 6,4 milhões de tibetanos e mais de 20 milhões de populações muçulmanas na China. Uma das exigências ardentes que os líderes da MBB e os líderes de BBB compartilham conosco são Bíblias, não mandarinas que as pessoas podem acessar facilmente em linha ou em igrejas registradas pelo governo, mas as Bíblias em línguas minoritárias, como Uyghur, Cazaquistão, Tibetano, etc.

 Muitas MBBs e BBBs estão sobrevivendo sob o radar das autoridades chinesas. Os muçulmanos e os tibetanos na China têm suas próprias línguas, e muitos deles não podem falar mandarim, que é a língua mais comum usada na China. Além disso, há uma necessidade significativa de apresentações de áudio e vídeo do evangelho, já que muitos desses crentes são analfabetos. Embora a China tenha experimentado um crescimento econômico rápido e uma urbanização, a maioria das áreas nas quais BBBs e MBBs são áreas remotas longe das regiões costeiras.

 Traduzir a Bíblia para essas línguas requer muitos recursos espirituais e financeiros. Também requer um planejamento cuidadoso sobre como trazer com segurança as Bíblias para BBBs e MBBs na China.

 "Precisamos de tantas Bíblias nas nossas próprias línguas quanto possível", disse Patrick *, um líder da igreja MBB. "Nós não sabemos onde encontrá-los, por isso, traga o máximo que puder. Muitos irmãos e irmãs precisam deles! "

 Quando um MBB local recebeu as Bíblias em seu próprio idioma, seus olhos foram iluminados como se ele visse um tesouro. Ele os segurou perto de seu peito e disse: "Muito obrigado, irmão! Eu tenho sonhado em ter uma Bíblia por tanto tempo! "Mais tarde, ouvimos que ele entregou sua Bíblia a um amigo que estava muito interessado em lê-lo.

 Desde o início de 2017, o aumento do controle de segurança e restrições foram aplicadas em Xinjiang. Isso visa controlar potenciais atividades muçulmanas extremas e evitar conflitos entre muçulmanos e cristãos. Forças policiais fortemente armadas guardam todas as ruas, dia e noite. Verificação de bolsas de pessoas e até mesmo de telefones celulares são freqüentes em áreas públicas, p. em shopping centers, nos cinemas. Assim, a entrega de livros cristãos e materiais eletrônicos seria facilmente descoberta e arriscada.

 Apesar desses desafios, a Portas abertas se esforça para suportar MBBs e BBBs com materiais cristãos contextualizados em seus próprios idiomas. Como alguns materiais contextualizados para MBBs estão disponíveis na China, nos conectamos com parceiros chineses na produção e entrega desses materiais às mãos dos MBBs. Também apoiamos MBBs para desenvolver seus próprios materiais contextualizados

 "É importante que os tibetanos tenham Bíblias em sua própria língua. Uma vez, conheci um crente tibetano que se formou na universidade na China. Ele não estava acostumado a ler de uma Bíblia chinesa. Mostrei-lhe uma Bíblia indiana. Ele preferiu ler uma Bíblia indiana e me pediu essa Bíblia como presente. O índio é uma língua próxima da língua tibetana, "compartilhada por Xiao Yun *, diretor de campo da China Portas abertas.

 Xiao Yun também nos disse que o Antigo Testamento na língua tibetana é importante para os crentes tibetanos adorarem o único Deus verdadeiro sob sua cultura de politeísmo. "Eu entendo que devemos adorar o único Deus verdadeiro quando leio o Antigo Testamento. O Senhor repetidamente culpou os israelitas por adorarem ídolos ", disse um crente tibetano.

 Portas abertas juntou-se a uma parceria com alguns grupos estrangeiros na tradução do Antigo Testamento para a língua tibetana, que é um projeto enorme, que exige compromisso a longo prazo. Para testar a qualidade do Antigo Testamento na língua tibetana entre os crentes tibetanos, planejamos publicar alguns livros em um ano ou dois. Como muitos tibetanos são analfabetos, está sendo desenvolvida uma Bíblia de áudio (Novo Testamento) em três principais dialetos tibetanos: Khams, Amdo e Lhasa Central.

 Por favor, orem para que:

 1. O Senhor protegeria MBBs, BBBs e colegas de trabalho que os servem quando se encontrarem um com o outro para desenvolver e entregar materiais cristãos.

 2. MBBs e BBBs continuariam sendo fiéis ao Senhor e viviam uma vida digna de Sua vocação.

 * Nomes alterados por motivos de segurança

Forneça Bíblias para crentes na linha de frente da fé hoje >>





Postado: 23 de setembro de 2017

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More