sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Boko Haram CONTINUA ASSALTO no norte da Nigéria, Camarões; IGREJAS IMPACTADO

 
 A partir de World Watch Monitor


O grupo islâmico radical Boko Haram tem intensificado seus ataques suicídio bombardeio no norte da Nigéria e Camarões, nas últimas semanas.

 Na sexta-feira num ataque a bomba explodiu no mercado em Maiduguri, no nordeste da Nigéria - o coração tradicional da violência Boko Haram. Pelo menos seis morreram e 11 ficaram feridas.

 Em 25 de julho, 20 pessoas foram mortas quando uma menina de 12 anos de idade, se explodiu em um bar lotado em Maroua, no norte de Camarões. Setenta e nove pessoas ficaram feridas.

 No entanto, no domingo, o militar nigeriano disse que havia resgatado 178 pessoas - incluindo 101 crianças e 67 mulheres - levados cativos por Boko Haram no norte do estado nigeriano de Borno.

 Nigéria Presidente Muhammadu Buhari visitou Camarões na semana passada em uma tentativa de impulsionar a cooperação regional contra o grupo islâmico. É a primeira vez em muitos anos que um presidente nigeriano visitou vizinho oriental da Nigéria.

 O atrito entre os dois países, relativa a um disputa de terra, tem, sem dúvida, auxiliada Boko Haram em sua tentativa de espalhar sua influência em toda a fronteira oriental da Nigéria.

 Camarões tem por muito tempo sido um dos elos fracos na luta contra a Boko Haram, com as suas regiões do norte tornando-se um refúgio seguro para militantes.

 Mas agora as coisas parecem estar mudando; pelo menos, Buhari tem feito alguns deagarramento move para conter a insurgência dos islâmicos, que já custou 17.000 vidas desde 2009, segundo a Anistia Internacional.

 Como norte dos Camarões tornou-se um outro campo de batalha para militantes do Boko Haram, há uma necessidade real para os dois líderes para restaurar suas relações, se unindo para lutar contra um inimigo comum.

 Buhari também fez viagens recentes para Níger, Chade e Benin. Entre eles, Nigéria, Níger, Chade e Benin ter implantado 8.700 soldados para lutar contra a Boko Haram.

 O recrudescimento dos ataques do Boko Haram no norte de Camarões causou pânico generalizado e desconfiança entre a população.

 Os novos ataques também afetaram seriamente igrejas, Rev. Samuel Heteck, Presidente do Conselho das Igrejas protestante 'no norte dos Camarões, disse World Watch Monitor.

 "Temos observado uma falta de concentração entre alguns fiéis durante os cultos recentes como os ouvidos permanecer atentos a qualquer movimento do lado de fora", disse ele. "O nível de participação também caiu em várias igrejas. Todos os nossos programas de verão, tais como acampamentos de jovens, retiros espirituais e noite de cinema-projeções agora foram cancelados. "

 Os ataques também reavivou temores de mais raptos de cidadãos estrangeiros. Todos os ocidentais foram aconselhados a deixar a região imediatamente.

 Uma série de seqüestros voltados para estrangeiros, incluindo uma freira canadense e dois padres, foram realizados por Boko Haram nos últimos meses.

 Boko Haram tem sido capaz de operar de forma relativamente livre, no extremo norte dos Camarões, porque a região é uma vasta área semi-desértica composto por três províncias (Adamawa, Norte e Extremo Norte) e que fazem fronteira com a Nigéria, Chade e na República Centro Africano.

 "Os ocidentais começaram a voltar para aquela região, graças à aparente normalidade testemunhou a partir de janeiro até o final de junho", disse o reverendo Heteck. "Mas esta nova onda de partidas levará vários projetos planejados para ser abortada."

 A construção de uma escola secundária em Maroua, juntamente com os esforços da igreja para o re-assentamento das Pessoas Deslocadas Internamente (PDI) e os refugiados, são entre outros projetos que serão afetadas, disse o reverendo Heteck.

 Durante meses, as igrejas dos Camarões têm tentado conter o afluxo de 60.000 refugiados da Nigéria e milhares de deslocados internos, que encontraram refúgio no norte dos Camarões. Mas igrejas têm agora tornar-se oprimido, como World Watch Monitor de  relatado em setembro de 2014.

 Nigéria está classificado # 10 no Portas Abertas 2015 World Watch List (www.worldwatchlist.us) dos piores perseguidores dos cristãos.

 Compilado por Jerry Dykstra. Para consultas da mídia, entre em contato com Christine Cape em 404-545-0085 ou Christy Lynn Wilson em 770-401-9842.



Postado em 07 de agosto de 2015

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More