Autora: Railda Viana
Texto base: http://luzparaviver.blogspot.com/2011/03/e-correto-o-cristao-pular-carnaval_9554.html
Texto base: http://luzparaviver.blogspot.com/2011/03/e-correto-o-cristao-pular-carnaval_9554.html
É Lícito o Cristão Pular Carnaval?
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Há quem diga que no Brasil o ano só começa depois do carnaval. Para surpresa de muitos, essa festa é um fenômeno social anterior à era cristã. Originou-se na Grécia em meados de 600 a 520. A.C. e antes era uma festa pagã e categoricamente abominada pela Igreja Católica. Pessoas de diversas classes se reuniam em praça pública com máscaras e enfeites para desfilarem, beberem vinho, dançarem, cantarem e se entregarem as mais diversas libertinagens.
Era uma espécie de culto agrário em que os foliões comemoravam a boa colheita, o retorno da primavera e a benevolência dos deuses. Na Grécia, Dionísio, deus do vinho e da loucura, era o centro de todas as homenagens, ao lado de Momo, deus da zombaria. Em Roma, era adorado o deus Baco, equivalente romano do deus grego Dionísio, nas chamadas bacanais. No Egito, os rituais eram oferecidos ao deus Osíris, por ocasião do recuo das águas do rio Nilo.
O entrudo (carnaval) chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
Em 590. D.C. a Igreja Católica adota o carnaval. Desde então a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, estabelecidos pela igreja, e os antigos costumes festivos foram banidos, considerados atos pecaminosos. Isso causou espanto aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Apesar de o carnaval ter sido aceito pela Igreja Católica, não é licito ao cristão comemorá-lo, por sua origem pagã e adoração a deuses. Além disso, a palavra carnaval está relacionada com a ideia de deleites dos prazeres da carne. Marcado pela expressão "carnis valles", que acabou por formar a palavra carnaval, “carnis" em latim significa carne e "valles" prazeres.
Postado em 12 de fevereiro de 2012
0 comentários:
Postar um comentário