terça-feira, 20 de março de 2012

Após muitos erros, líder da Igreja Anglicana renuncia o cargo

Arcebispo de Canterbury, Rowan Williams


Igreja enfrenta descristianização de membros e líderes no Ocidente

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana, anunciou na última sexta-feira (16) que abandonará o cargo até o fim de 2012, após um mandato de 10 anos marcado pelas divisões e erros a respeito da ordenação de mulheres e homossexuais como bispos.

Williams, de 61 anos, informou que aceitou dirigir o Magdalene College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge, a partir de janeiro de 2013. "Ir embora não é uma decisão fácil. Ainda há muito o que fazer (até o final de 2012), e peço vossas orações e apoio durante este período e além", disse o 104º arcebispo de Canterbury, em um comunicado divulgado pela residência oficial de Lambeth Palace.

Apesar da controvérsia bíblica em sua liderança, Williams ainda assim foi parabenizado pelo primeiro-ministro britânico David Cameron. Lambeth Palace informou que a rainha Elizabeth II, Líder Suprema da Igreja Anglicana, será a responsável por nomear oficialmente o sucessor, que será eleito pela Comissão de Nomeações da Coroa (CNC).

Descristianização da Igreja Anglicana

Afetada profundamente no Ocidente pela descristianização, a Igreja Anglicana está dividida. De um lado os liberais defendem posições mais abertas quanto ao aborto e a contracepção, partidários da ordenação de mulheres e homossexuais, assim como do casamento homossexual.

Do outro, os cristãos genuínos, defendem a Bíblia acima de qualquer mudança temporal ou social e pregam que posições como essas desacreditam a igreja e são responsáveis pela deserção dos fiéis. A Igreja Anglicana se separou da Católica no século XVI, após o papa Clemente VII recusar o divórcio do rei da Inglaterra, Henrique VIII. Porém, nos últimos anos, alguns bispos e sacerdotes antes considerados tradicionalistas decidiram abandonar a Igreja Anglicana e unir-se à Católica, por esta ser mais “liberal”.

Futuro da Igreja Anglicana

O arcebispo de Canterbury foi eleito por uma comissão de 16 membros, presidida por uma personalidade nomeada pelo primeiro-ministro britânico, e composta por representantes da diocese de Canterbury, um bispo e um arcebispo de York, número dois da Igreja Anglicana. Este posto é ocupado atualmente por John Sentamu, originário de Uganda, e totalmente contrário ao casamento homossexual. A Igreja Anglicana tem atualmente 77 milhões de fiéis em todo o mundo.


Fonte:http://www.jneweb.com.br/
Postado em
20 de março de 2012

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More