quinta-feira, 8 de julho de 2010

Notícias da Família Afonso: Julho de 2010

"Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1 Coríntios 15:57-58).

Queridos irmãos,

Graças a Deus, nós três estamos bem e, a cada dia, o Senhor tem renovado nossas forças e ânimo, e isso, sem dúvida, é também em resposta às suas orações por nós; já aqui reiteramos nossa profunda gratidão por isso. Antes de outras novidades, queremos comunicar que, depois de mexermos com muita papelada, finalmente foi expedida a documentação angolana para a nossa filha Thalita. Agora, aguardamos para dentro de poucas semanas a emissão do cartão de residente da Rosana.

Momento típico de louvor nas igrejas angolanas

Em nossa última carta, falamos sobre a realização de dois seminários bíblicos, uma espécie de conferências bíblicas, cada qual com duração de uma semana (de 7 a 13 e de 21 a 27 de junho, respectivamente). Pois é, debaixo da graça e da potente mão do nosso Deus, os seminários aconteceram em duas igrejas da periferia de Luanda, ambas da mesma denominação (Igreja Evangélica Assembléia Cristã em Angola). O tema do primeiro seminário foi: “O compromisso de servir a Deus” e o do segundo, “Conhecendo a Deus para fazê-lo conhecido”. Foi confortante vermos o agir de Deus na vida das pessoas. Olha, na obra do Senhor (principalmente, mas não só no ministério da palavra), embora saibamos que tudo que fazemos produz resultado, nem sempre temos a oportunidade de testemunhar isso de forma imediata e ocular. Mas, vendo ou não os resultados imediatos, devemos sempre confiar, mais do que em nossa própria eficiência, no poder do Deus Altíssimo. Vamos abrir um parêntesis aqui e dizer que uma das lições que temos aprendido no ministério é a de que, para crermos que Deus está agindo, nunca devemos depender dos nossos sentimentos e muito menos do que a nossa fraca e limitada visão consegue alcançar. Devemos, antes, crer no que Deus diz. Porque a Palavra de Deus jamais volta vazia, mas sempre cumpre os propósitos designados por Ele (cf. Isaías 55:8-11) e o Seu agir vai além dos limites da nossa visão e compreensão.

Um dos momentos de exposição bíblica no seminário

O que nós queremos contar é que, por ocasião dos seminários, o Senhor nos permitiu ver o que Ele estava fazendo na vida de muitas pessoas que participaram desses seminários. Não só pela quantidade de pessoas (cerca de 80) que consagraram suas vidas para servirem ao Senhor a partir de suas igrejas locais, mas especialmente por alguns testemunhos individuais que pudemos ouvir. Foi, por exemplo, o caso de uma irmã, membro de igreja há alguns anos, mas que carregava problemas em seu relacionamento com o esposo descrente e não tinha bom testemunho em sua vizinhança. Em um sábado, depois de ser sensivelmente tocada pela Palavra de Deus, ela foi ao encontro do esposo em prantos, confessando todo o seu mau comportamento e afirmando que, daí em diante, sua vida seria diferente. O esposo dela ficou tão admirado com a atitude da mulher que quis saber o que tinha acontecido com ela, pois ele sabia bem como era sua mulher. Ao invés de responder pessoalmente às perguntas do esposo estupefato, a irmã resumiu-se em dizer para ele: “Vem você mesmo ver e ouvir as palavras que estão sendo faladas em nossa igreja”. E aquele homem incrédulo, que jamais quis freqüentar uma igreja evangélica, foi assistir ao encerramento do seminário no domingo de manhã e, na hora do apelo, lá estava ele também na frente. Para nós, mesmo se tivesse sido só por causa desse casal, ainda assim teria valido a pena a realização daquele seminário. Esperamos que eles e sua família sejam orientados nos caminhos do Senhor pela liderança da igreja.

Momento de apelo em um dos seminários

E só estamos compartilhando isso para que os irmãos, daí do outro lado, possam ver conosco, ainda que à distância, o que o Senhor tem feito e como Ele tem também usado suas vidas para o efeito. Enfim, é para que os irmãos se alegrem e glorifiquem ao Senhor conosco e, fundamentados na Sua Palavra, se empenhem cada vez mais a fazer aquilo para o qual Ele os chamou, tendo a certeza de que, mesmo em meio às dificuldades, e independentemente de enxergarmos isto de maneira clara ou não, esta verdade não muda: o nosso trabalho no Senhor não é vão.

Grupo de mulheres que estão sendo capacitadas

A propósito de uma das igrejas onde realizamos o seminário, localizada a quase 7 km de nossa residência, queremos ainda dizer que ficamos muito sensibilizados com suas necessidades e limitações em diversas áreas. Aliás, o próprio bairro onde está localizado a igreja representa um grande desafio espiritual e social. Por isso, o Senhor nos tem dirigido para apoiarmos aquela igreja na área de formação bíblica. Já iniciamos dois programas de capacitação, um para as líderes da sociedade feminina e outro para as professoras de crianças (chamadas aqui de monitoras da Escola Dominical). Desde o dia 4 de junho, todas as sextas-feiras, Rosana vai até à igreja para ministrar a capacitação para a liderança feminina e, aos sábados, seis monitoras vêm à nossa residência para receberem o respectivo treinamento. Entendemos que as mulheres, que são a maioria naquela igreja, uma vez preparadas, poderão ser instrumentos especiais nas mãos de Deus para causar impacto positivo na circunvizinhança e na vida da própria igreja local. O trabalho com crianças, por sua vez, também se reveste de grande importância, pois, quando investimos em uma criança, investimos simultaneamente no presente e no futuro de uma geração. Só para se ter uma idéia, naquela igreja, apesar das sérias limitações com que o trabalho é feito, reúnem-se em média 55 crianças todos os domingos. E, como parte do treinamento prático das monitoras, a Rosana vai coordenar um trabalho especial para as crianças daquele bairro, no dia 17 deste mês, para o qual esperamos mais de cem crianças.

Thalita ajudando a mãe na capacitação das monitoras

Quanto ao mais, o curso teológico intensivo para pastores e líderes de igrejas, antes previsto para agosto, só poderá iniciar em setembro. Pois bem, amados, a luta continua, e muitos desafios ainda temos pela frente, assim como cremos que os irmãos também têm “gigantes” para enfrentar aí onde estão, mas nós igualmente compartilhamos de uma certeza ainda maior: somos vitoriosos em nome e por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo. Sem Ele, nenhum esforço e nada do que fazemos valeria a pena.


Trabalho com crianças no Bairro Kifangondo

Esperamos trazer outras notícias na próxima oportunidade. Muito obrigado por sua paciência em ler nossas cartas e por sua perseverança em orar por nós. “O Senhor te abençoe e te guarde” (Números 6:24).

Seus conservos, Pr. Manzaila, Rosana e Thalita

Telefones: (00244) 936 00 91 91/934 66 90 76 Skype: manzarosana

PS. Ainda não disponibilizamos várias outras fotos e alguns vídeos pela internet, porque o serviço do nosso provedor móvel anda lento ultimamente, o que dificulta o carregamento dos arquivos. Esperamos que esse impasse seja ultrapassado em breve.


Fonte:http://familiaafonso.blogspot.com
Postado em 08 de julho de 2010

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More