segunda-feira, 11 de julho de 2016

Cristãos sírios pagam a jizya, se convertem ao islã ou morrem

 
 Quando o Estado Islâmico tomou a cidade de Raqqa, cerca de 20 famílias decidiram ficar para não perder suas casas; agora eles não podem mais sair


 Síria
De acordo com os últimos relatórios da Portas Abertas, um cristão idoso da cidade de Raqqa que já é considerada a capital do EI, foi obrigado a se converter ao islã porque já não podia pagar a jizya (imposto cobrado aos cidadãos não muçulmanos) em troca de proteção da própria vida. Quando o grupo extremista tomou a cidade, Mostafa Abu Alzer escolheu ficar para proteger sua casa. Na ocasião, em novembro de 2015, cerca de 20 famílias tomaram a mesma decisão e agora estão proibidos de sair de lá. Para aqueles que não podem mais pagar a jizya, só existem duas opções: se converter ao islamismo ou encarar a morte.

 É possível que nem mesmo os sírios entendam o motivo da guerra, mas para quem vê de fora, fica claro que existe outra “guerra dentro da guerra”. O EI passou a dominar não somente pequenas terras e povoados, mas grandes áreas da Síria, proclamando a criação de um califado, desde 2014. Jihadistas anunciam a “guerra santa”, investindo suas forças para acabar com aqueles que eles consideram infieis. Milhares de cristãos e minorias étnicas já morreram entre ataques e explosões. O real intento deles é "dominar" o mundo, espalhando sua ideologia e tentando exterminar todos aqueles que não seguem a sharia.

 O que acontece hoje na Síria é inédito para o mundo. O conflito existente entre o governo e o Estado Islâmico (EI), além do envolvimento de forças internacionais é algo tão complexo que fica difícil de entender por falta de comparações históricas. O jornal The Washington Post chegou a nomear o que ocorre no país de “miniguerra mundial”. O que começou com protestos anti-governo em 2011, cresceu tanto que deu origem a uma guerra civil total e há evidências de crimes paralelos acontecendo além da guerra, como assassinatos, torturas, desaparecimentos e até mesmo bloqueios que impedem o fluxo de alimentos e serviços de saúde para a população.

 Pedidos de oração
 ● Ore pelos cristãos sírios que estão enfrentando esse momento de caos no país; que eles sejam corajosos para não negar o nome de Cristo.
 ● Interceda pela igreja na Síria, que existe através de alguns guerreiros que se disponibilizaram a ficar no meio da guerra, a fim de continuar pregando o evangelho, apesar dos riscos que correm.
 ● Ore também pelos perseguidores, pois enquanto há um cristão ali falando da Palavra do Senhor, há chance de que alguns corações sejam alcançados pelo amor de Jesus.

 Leia também
 Novos ataques na Síria afetam cristãos



Postado 11 de julho de 2016

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More